Sociologia, Pedagogia, Teoria da Comunicação, Análise do Discurso e a Teoria Literária. Observaram que todas essas abordagens se apresentaram na fábula, pois toda leitura depende da história do leitor, da época e da sociedade em que são produzidas.
A leitura das teorias já nos encaminhou para os estudos sobre a intertextualidade que foi a segunda atividade. Levamos alguns textos que abordavam claramente o assunto. Após as discussões pedimos que os cursistas produzissem intertextos a partir dos mesmos.
Depois houveram orientações sobre os portfólios e os projetos.
OFICINA 3 TP 2
A oficina 3 ocorreu no dia 16/11/09 nas dependências da Escola Estadual João Paulo I de Paranaita. Primeiramente apresentamos a estrutura e os objetivos da oficina, a saber: Caracterizar a gramática internalizada e o ensino produtivo; Caracterizar a gramática descritiva e o ensino reflexivo; Caracterizar a gramática normativa e o ensino prescritivo; Apresentar as várias possibilidades de organização da frase. Depois houve a socialização.
A maioria dos cursistas realizaram a atividade da descrição da imagem. Muitos alunos, além de produzirem o texto descritivo também produziu um texto narrativo. Alguns cursistas que atuam nas quintas séries aproveitaram para trabalhar com as onomatopéias.
A turma foi dividida em três grupos e cada um leu e explicou – um tipo de gramática. Na seqüência houve a apresentação do entendimento das concepções de gramática.
Verificou-se que na Gramática internalizada e o ensino produtivo – há a impossibilidade de uso da língua sem uma gramática. Gramática descritiva e o ensino reflexivo – todos nós refletimos sobre a língua e aprimoramos essa reflexão na sala de aula.
Gramática normativa- e o ensino prescritivo – vai discutir sobre as regras da norma culta- privilegiando a modalidade escrita.
Internalizada vai sendo ampliada, na medida em que o falante vai entrando em contato com novas situações de comunicação e diferentes usos da língua. (adequação da linguagem). Reflexivo – um momento de refacção de texto é sem dúvida um momento de reflexão de escolhas. Observamos, analisamos e tiramos conclusões sobre os usos da língua (adequação da linguagem). Normativa – a norma culta parece ser a língua correta. A noção de erro e de acerto é muito marcante. Após a apresentação os grupos realizaram a dinâmica da frase curiosa e, após a leitura das mesmas os grupos realizaram a adequação das frases para as
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário