de cinco integrantes cada – os grupos escolheram um dos gêneros acima descritos para efetuarem a produção.
Observamos um grande envolvimento por parte dos cursistas em realizar essa atividade. Uma cursista pediu que fosse esclarecido melhor sobre a diferença entre texto literário e não literário. As explicações foram dadas em termos teóricos e práticos. Ficou visível essa diferença a partir das produções elaboradas.
Um grupo optou por elaborar uma notícia sobre a morte de Maria Elvira. Outro realizou o depoimento do Misael, o terceiro realizou o auto de prisão, o seguinte o interrogatório do assassino.
Em função do envolvimento dos cursistas pedimos que um componente do grupo digitasse e encaminhasse para a equipe do gestar. A equipe se responsabilizou em enviar as produções a todos os cursistas- via email ou xérox.
Depois dessa atividade os mesmos 4 grupos realizaram a atividade prevista no TP3 – oficina 5. O primeiro elaborou o planejamento a partir da música “bom dia’, enfocando mais questões de oralidade; o segundo trabalhou com o poema e enfocou os aspectos gramaticais. Além de pedir a produção de outro poema nesses moldes. Outro grupo resolveu trabalhar com a interpretação e levar jornais para a sala de aula afim de que os alunos pudessem produzir poemas a partir de notícias. O quarto grupo objetivou verificar semelhanças e diferenças dentro do texto. Através de interpretação oral e escrita.
Os grupos através de seus planos de aula objetivaram mostrar os gêneros literários e não literários que circulam dentro e fora da escola; desenvolver a oralidade, a concentração, a atenção e a socialização dos alunos através das leituras coletivas, análise lingüística e produção de textos. Além de despertar e desenvolver as habilidades poéticas. Após a socialização dos planos de aula. Realizou-se a avaliação.
RELATÓRIO DA OFICINA 6 -TP 3 - PARANAÍTA
A oficina aconteceu no período vespertino nas dependências da Escola João Paulo I 12/05/2009. Iniciamos dando as boas vindas a todos os presentes. Um dos critérios para a realização das oficinas é o de que seguíssemos os horários estabelecidos e, dessa forma iniciamos alterando um pouco a programação tendo em vista que nem todos os cursistas estavam presentes. Apresentou-se a estrutura e os objetivos da oficina e, na seqüência houve a socialização dos Avançando na Prática.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário